Os tapetes Ziegler foram criados pela Ziegler Company, inspirados na tapeçaria Persa. Essa empresa foi fundada por uma família alemã ao se mudar para Sultanabad, no Irã. O objetivo principal era produzir tapetes tanto do agrado do oriente como do ocidente.
Assim, contrataram os melhores artesãos da região e os melhores desenhistas do ocidente, inovando e propondo uma modificação aos padrões dos tapetes do século XVI e XVII. Os anos se passaram e os tapetes Ziegler marcaram presença no mercado europeu, que ficou maravilhado com sua sofisticação, a elegância e nobreza.
O design dos tapetes Ziegler foi desenvolvido por acharem necessária a produção de tapetes orientais com padronagens (desenhos) menos chamativos e marcantes, mas que não deixasse de lado a sofisticação e a beleza dos tapetes orientais. Seguindo essa ideia, os clássicos tapetes Ziegler contam com estilo floral (em sua maioria, vasos com arranjos de flores).
O campo central do tapete é composto por cores de tons pastéis, que são preenchidos com as flores, podendo conter, ou não, medalhões em seu design. Os contornos são produzidos com palmas estilizadas por todo seu perímetro, com cores como a terracota, pinhão, tijolo e marrom, podendo conter detalhes em azul e verde, o que oferece um produto rico em detalhes e de perfeito contorno.
Além disso, os tapetes Ziegler contam com uma textura macia, devido sua confecção a base de lã e algodão, e um acabamento antigo que se dá pela lavagem em pedras depois de serem feitos todos os nós do tapete. Esse produto, além de ser exuberante, conta com tamanhos e designs variados.
Atualmente, o tapete Ziegler é confeccionado por artesãos, à mão e em ponto fino, em países do oriente, principalmente, no Paquistão e na Índia. Nestas localidades, os artesãos responsáveis pela atual produção são familiares dos anteriores, especializados e herdeiros do dom, da habilidade, e da pureza da arte da tapeçaria da família.
Dica da Mari: conheça todos os Tapetes Ziegler da Tenda dos Tapetes neste link.
Sendo assim, o tapete Ziegler é antigo, charmoso, sofisticado e clássico, e marca presença onde quer que esteja. É indicado para uso em áreas internas como, por exemplo, sala de jantar, sala de estar, quarto, escritório, living e home TV.