Tendências

Tapete de Sisal Natural: Suas vantagens e benefícios

Tapete de Sisal usado em decorações de diversos tipos

O Sisal Natural é proveniente da planta Agave sisalana, da família Agavaceae, que é um tipo de cacto muito comum nas Américas em zonas semi áridas. O Brasil é um dos maiores produtores de Sisal (cultivado no Nordeste), sendo acompanhado do México e África Oriental.

Por ser uma fibra natural muito resistente e versátil, o Sisal dá vida não só para tapetes mas também para artigos de artesanato, diferentes tipos de corda, estofamento, produção de remédios e até mesmo para ração animal e adubo. 

Mas nesse artigo vamos falar especificamente das vantagens e benefícios dos tapetes de fibra natural de Sisal:

Durabilidade

Graças às fibras resistentes do Sisal, os tapetes deste material ficam pouco marcados por objetos pesados como sofás ou camas, ou até mesmo o uso de sapatos de salto alto, fazendo com que eles durem mais. Corredores são os locais mais indicados para o uso de passadeiras de Sisal, uma vez que ele terá um desgaste muito menor ante outros tipos de tapetes. Escritórios e clínicas são espaços ideais para este tipo de material também.

Tapetes de Sisal são indicados para vários tipos de decoração

Isolamento acústico

Os tapetes de Sisal Natural possuem uma capacidade muito grande de isolamento acústico, uma vez que a densidade dos fios faz com que ele absorva mais o som que outros tipos de tapete. Uma boa pedida para quem tem animais e crianças em apartamentos e se preocupa com o incômodo que possa causar.

Fácil de limpar

O Sisal não exige muito para a sua manutenção. Apenas o uso corriqueiro do aspirador de pó é o bastante para manter seu tapete limpo. Caso seja um tapete pequeno, pode sacudir e logo terá o tapete novo em folha. As fibras do Sisal são muito resistentes à nódoas, mais uma vez sendo indicado para quem tem crianças ou pets em casa.

Mas tenha atenção especial aqui: O Sisal não gosta de água. Lembra que o cultivo se dá em regiões mais áridas? Evite usar tapetes de Sisal em banheiros, cozinhas ou no exterior, pois a umidade destes locais poderá fazer com que as fibras se soltem ou ainda acumular bolor.

Caso algum líquido caia em seu tapete, limpe imediatamente retirando o excesso com papel toalha ou um pano e use o mínimo de água possível para limpá-lo e se possível, depois da limpeza, deixe em um local bem arejado.

A fibra de Sisal Natural

Amigo do meio ambiente

O Sisal além de ter um cultivo fácil e crescimento rápido, possui fibras biodegradáveis, fazendo dele uma ótima opção sustentável para quem se preocupa com o meio ambiente.

Além disso, quando descartado na natureza, este por sua vez se torna adubo para a vegetação passado alguns meses, enquanto a fibra sintética pode levar até 150 anos para se decompor. Um tapete de Sisal natural poderá facilmente compor a decoração de uma sala com móveis de madeira de reflorestamento ou de demolição.

Aproveite a nossa seleção de Tapetes de Sisal Natural aqui na Tenda dos Tapetes.

Mari Pereira
A Mari é editora de conteúdo do Decora Blog by Tenda dos Tapetes. Trabalha no mundo da decoração desde 2014 e compartilha a sua experiência com os nossos leitores.

    Você também pode gostar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em:Tendências